sexta-feira, 22 de junho de 2007

Alterações comportamentais passam de pais para filhos, sim!



O psiquiatra Leonardo Gama Filho, chefe do Serviço de Saúde Mental do Hospital Municipal Lourenço Jorge, disse em entrevista que os genes comportamentais dos pais também são passados para os filhos.

Ou seja, as características passadas vão além das físicas. Então, se o seu pai é estressado, ou sua mãe muito teimosa, pode ser que você desenvolva este tipo de comportamento também.

Mas, segundo a Universidade de Linköping, na Suécia, o DNA pode ser afetado devido ao stress do dia a dia.
O resultado é de uma pesquisa que a universidade fez. Durante quase 1 ano, um grupo de galinhas teve seu dia a dia alterado. As luzes do galinheiro acendia e apagava sem horas marcadas, e com isso elas ficaram com seu comportamento alterado. O outro grupo de galináceos, teve as luzes acesa, e depois apagadas, a cada 12 horas. Essas não tiveram nenhuma alteração no comportamento.

Ao final do estudo, pesquisaram os filhotes. E os do primeiro grupo, tiveram seu comportamento igual aos da mãe. Além disso, o DNA estava alterado. Isto quer dizer que eles herdaram todo o stress que a mãe desenvolveu durante o período da pesquisa.

Os filhotes do segundo grupo, tiveram seu comportamento normal. E o DNA não foi alterado. Os pesquisadores concluíram que as mudanças no comportamento são passadas de uma geração para outra, passadas através do DNA.

Nenhum comentário: