segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Alerta: O perigo das dietas feitas sem o acompanhamento de especialistas


Vanessa Nahmias

No Brasil e também no resto do mundo, muitas dietas andam prometendo milagres. Milagres estes que podem causar danos irreparáveis à saúde, e muitas vezes acarretam em morte, segundo o Ministério da Saúde.

Elas causam deficiências nutricionais graves que não são percebidas em curto prazo. Uma boa dieta de emagrecimento tem que ser saudável de dentro para fora, ser balanceada, composta por todos os nutrientes e observada por um médico.

É um grande risco cometer a imprudência de realizar dietas disponíveis na Internet, ou simplesmente aquelas que o amigo de um amigo seu fez e reduziu o peso visivelmente. Muitas mortes poderiam ser evitadas se a procura por um especialista fosse constante nesses casos.

Segundo a nutricionista Marina Nepomuceno Castelo Branco, as dietas que prometem um emagrecimento rápido podem se transformar em uma grande decepção. Marina propõe uma reeducação alimentar acompanhada sempre por um especialista. Os resultados podem ser um pouco mais lentos, porém definitivos garante ela.


“Não é necessário passar fome, muito menos abusar dos diuréticos, que garantem a perda de água e não da gordura. Em uma dieta saudável se come de tudo, desde que moderadamente. É muito importante que essa alimentação esteja aliada à disciplina do indivíduo e aos exercícios físicos constantes”.

Ela aconselha dietas individuais, pois cada um tem suas preferências, e, principalmente, um funcionamento diferente do organismo.

Lembre-se: Se estiver fazendo alguma dieta, é recomendável fazer exames médicos freqüentemente.

Nenhum comentário: