segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Maromba na Terceira Idade



Roberto Thadeu Meirelles

Antigamente para se fazer musculação era necessário ter no mínimo 18 anos e, sendo terminantemente proibido praticá-la depois dos 60. Hoje isso mudou e a atividade é cada vez mais indicada por médicos a pacientes idosos. Já se sabe que independente da idade, essa atividade é excelente para fortalecer os músculos, previnir doenças e acelerar o metabolismo. Na terceira idade a musculação tem como benefícios facilitar a execução de atividades cotidianas, como levantar da cama ou subir escadas, reduzir a sobrecarga nas articulações e diminuir o risco de lesões.

A clínica geral Paula Bento ressalta outras qualidades da prática de musculação para os idosos: “ A musculação praticada regularmente influencia no processo de envelhecimento e aumento da expectativa e qualidade de vida dos idosos, melhora as funções orgânicas e previne doenças como artrose, depressão, diabetes e dores crônicas.”

Foi pensando nisso que várias academias já se adaptaram e possuem programas especializados para a turma da terceira idade. O coordenador e professor de musculação da academia Forma Total, Fabio Jucá dá as suas dicas: “ Apesar da estrutura da série para alunos idosos não ser tão diferente das demais idades, o recomendado é que os alunos façam exercícios sempre com aparelho, acompanhados por perto por profissionais e acrescentem ao seu treino exercícios que trabalhem o equilíbrio, como os exercícios com bolas. Lembrando também que é necessário antes de começar qualquer atividade, consultar um médico e fazer uma avaliação.”

Para a aposentada Luzia Ferreira de 70 anos a malhação além de contribuir para a sua saúde contribui também para sua vida social: “ Eu adoro malhar, tenho vários amigos e é uma festa, reunimos um grupo e todo final de semana saímos para um lugar diferente, além é claro de ser bom para minha saúde.”
E você o que está esperando para começar a malhar?

Nenhum comentário: