segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Medicina Alternativa uma outra opção

Joyce Cavalcante

Cada vez mais cresce o número de pessoas que adere a medicina alternativa - práticas de saúde ou médicas, chamadas de alternativas, quando são baseadas em princípios, métodos ou conhecimento não testados ou não tradicionais- essencias florais, terapia holstica, rolfing, medicina ortomolecular, ervas e plantas medicinais são tratamentos utilizados por esta ramificação da medicina. Mas podemos confiar nela até que ponto? Elas curam? Porque os médicos estão cada vez mais, utilizando ahomeopatia nas terapias? Essas são pergunta freqüentes que os pacientes fazem quando vão ao consultório.

Segunda a médica homeopata Claúdia Monteiro a maioria das pessoas recorre á medicina alternativa por medo de cirurgias e dos efeitos que osremédios podem causar. " A técnica alternativa não usa drogas ou cirurgia,o medo da cirurgia e dos efeitos colaterais das drogas afastam muitas pessoas da medicina tradicional. A homeopatia é atraente porque não oferece esses tipos de tratamentos assustadores. Além disso, a medicina tradicional freqüentemente causa danos aos pacientes. Os tratamentos da medicina alternativa, na maioria das vezes, são inerentemente menos arriscado e menos sujeitos a causar danos diretos.

Marcos Sabino, estudante de direito, adepto da medicina alternativa há três anos, contou que sentiu uma grande melhora."Eu sou alérgico a muitos remédios, então tomava os remédios que eu precisava, mais os para a alergia,então além de gastar muito dinheiro me intoxicava de comprimidos."

A medicina alternativa tem vantagens (não tem contra- indicação, é natural) e desvantagens ( não é aprovada por alguns médicos e o processoé lento). Alguns médicos ainda a condenam, mas aos poucos ela ganha mais o seu espaço.

Nenhum comentário: