quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Semente de linhaça: A nova aposta para uma boa saúde!


Joana Ramalho



A nova onda para ter uma alimentação saudável, é tomar semente de linhaça. Considerada como um alimento funcional, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), também pode diminuir risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.


Alguns estudos estão sendo feitos para confirmar os beneficios que o consumo da semente pode trazer. O que os estudos dizem até agora é que a linhaça pode ajudar a baixar os níveis de colesterol, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, o de próstata e de pulmão, ajuda a emagrecer, entre muitos outros beneficios. “ Tenho indicado a semente de linhaça para meus pacientes com colesterol alto,a linhaça também ajuda a preinir doenças cardiovasculares, tenho visto bons resultados, mas a semente não subistitui o uso de medicamentos.” Diz o cardiologista Geraldo Ramalho

A semente moida traz mais benefícios do que ela inteira, que por ter uma casca dura, fica mais dificil de digerir. A melhor maneira de moer as sementes, é usando um processador ou liquidificador, guardar na geladeira e longe da luz, depois disso está pronto pra tomar. Duas colheres de sopa por dia são suficientes. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita.

Sorria, meu bem!

Joana Pereira

Não é de agora que dizem que rir é o melhor remédio. Na década de 60 o médico americano Hunter Adams, também chamado de “Patch Adams” já havia constatado o efeito do riso na recuperação de pessoas enfermas. Ainda quando estudante, já aplicava sua terapia em seus pacientes.

A terapia do riso não precisa ser encarada apenas como incentivo de cura para pessoas enfermas. Por que não aplicá-las ao dia-dia? “Situações pequenas podem tirar a paciência das pessoas, como o trânsito ou esperar o elevador em um prédio comercial, mas o importante é que elas se permitam relevar essas coisas. Há coisas pequenas que também nos proporcionam momentos divertidíssimos. Deve-se valorizar mais esses momentos”, aconselha a psicóloga Cristina Albuquerque.

O riso é um grande estimulador capaz de ativar a produção de endorfinas, que têm um efeito analgésico cem vezes maior que a mofina. Simplificando, rir melhora desde a circulação, a pressão arterial até as defesas orgânicas contra infecções e alergias, além de relaxar os vasos. Rir é melhorar a qualidade de vida.

O lado bom da casca de laranja

Mariana Ares

Quando comemos laranja, o habitual é descascarmos a laranja e jogarmos a casca diretamente no lixo. O que quase ninguém sabe é que a casca da laranja pode ser aproveitada para diversas utilidades.


A homeopata Raquel Barbosa diz que o chá feito com a casca da laranja é um ótimo relaxante e funciona como um ótimo digestivo. “Só não recomendo às pessoas por saber que é muito incomum, prefiro receitar outros produtos, mas sei que realmente funciona. O chá feito com a casca induz o organismo a produzir calor e dá uma sensação de conforto” .


É possível também aproveitar a casca para fazer doces. A dona de casa Maria Ademar garante que o doce é uma delícia e fácil de fazer. “ São necessários apenas as cascas, água e açúcar, depois é só cozinhar as cascas até amolecerem, bater com água no liquidificador , passar por um peneira grossa, juntar o açúcar e levar novamente ao fogo.” , ensina Maria, que diz sempre guardar as cascas para a aproveitá-las depois.


É na casca da laranja que também se extrai o limonedo, um óleo que é adicionando em diversas bebidas como aromatizante.


Há pouco tempo descobriram que a mistura feita com casca de laranja e dióxido de carbono, originou um novo tipo de plástico que apresenta as mesmas propriedades encontradas no poliestireno extraído do petróleo e utilizado como matéria-prima para vários produtos existentes no mercado.
Depois de todas essas informações sobre a laranja, é melhor pensar duas vezes antes de colocá-las diretamente no lixo.

Esclerodermia

João Ferraz

Esclerodermia é uma palavra grega que pode ser traduzida por “pele endurecida”. A pele torna-se brilhante e dura. Há várias doenças que têm como característica principal o endurecimento da pele.
Há dois tipos de Esclerodermia: a esclerodermia localizada e a sistêmica. Na esclerodermia localizada a doença está limitada à pele e aos tecidos que estão debaixo da pele afetada.
Pode ter a aparência de manchas ou de faixas finas (esclerodermia linear).Na esclerodermia sistêmica (ou esclerose sistêmica) o processo é mais abrangente e envolve não só a pele mas também os órgãos internos do corpo. Pode causar sintomas diferentes como por exemplo azia, dificuldades respiratórias e pressão arterial elevada

A esclerodermia é uma doença inflamatória, mas a causa da inflamação ainda não foi descoberta.

A esclerodermia é, provavelmente, uma doença auto-imune, o que significa que o sistema imunitário da criança reage contra ele mesmo. A inflamação causa inchaço, calor e a produção de tecido fibroso.

Não é contagiosa. Algumas infecções podem desencadear a doença, mas a doença em si não é infecciosa e as crianças que dela sofrem não precisam de ser isoladas.

A aparência de pele endurecida é um indicador. Nas fases iniciais, é frequente aparecer em volta da mancha um círculo avermelhado, que indica inflamação na pele. Nas fases posteriores da doença, nos indivíduos de pele clara, a pele torna-se castanha e depois branca., Nos de pele escura as manchas na pele tendem a ser escurecida.O diagnóstico é feito a partir da aparência típica da pele.A esclerodermia linear tem a aparência de uma faixa linear no braço ou na perna.O processo pode afetar o tecido sob a pele, incluindo o músculo e o osso. Às vezes, a esclerodermia linear pode afetar a face e o couro cabeludo. Os exames de sangue costumam ser normais. Na esclerodermia localizada é raro haver envolvimento significativo dos órgãos internos.

Bamboo Massage

Joana Pereira

Muito usado em decoração, o bambu entrou também para o time da estética corporal. Criada pelo Francês Gil Amsallen, a bamboo massage chegou ao Brasil e ganhou a simpatia de quem procura aliviar as tensões, relaxar o corpo e reestruturar a silhueta.

Segundo a esteticista Maria de Fátima Couto, a massagem ajuda a deixar a pele flexível, diminuir a celulite, estimular o fluxo de sangue e linfa além de relaxar o corpo e a mente. “As varas de bambu são de diversos tamanhos e agem como prolongamento dos dedos das mãos. Assim é possível uma massagem mais uniforme e que passe por todas as regiões do corpo”, explica Maria de Fátima.

A massagem se inicia nas costas, direcionando-se para a parte de trás das pernas e pés. De frente, começa no abdômen e segue novamente para as pernas e finalmente chega a vez do rosto.

Todo o material usado na massagem também pode ser aquecido para proporcionar maior sensação de bem-estar e relaxamento ao paciente.A sessão dura cerca de uma hora e recomenda-se que seja feita uma vez por semana.

Convivendo com TDAH

Mariana Ares
Quem ouviu falar em TDAH (Transtorno do Déficit da Atenção e Hiperatividade ), deve achar que aqueles que possuem o distúrbio são incapazes de atuar em funções que necessitam de um melhor funcionamento do cérebro, tais como trabalhar e estudar.
Isso porque quem sofre do transtorno tem dificuldade de atenção, organização, entre outros problemas.



A psicóloga Maria Almeida afirma que não há cura para o transtorno, mas é possível que o portador tenha uma vida normal e aprenda a conviver diariamente com o distúrbio, sem que isso o atrapalhe.


“Não é só porque a pessoa tem TDAH que é menos inteligente. O problema é que a dificuldade de concentração e os outros sintomas característicos do transtorno atrapalham muito a vida social e profissional. O importante é a pessoa saber que carrega o problema e assim poder se auto-ajudar ou procurar ajuda de um profissional” diz a psicóloga.

Maria acrescenta que para os casos mais sérios do transtorno há também medicamentos que ajudam. A ritalina é o mais receitado para esse tipo de problema. “ Não costumo receitar para meus pacientes nenhum tipo de medicamento químico que altere os hormônios, a não ser que seja um caso extremo.”Diz a psicóloga.


O artista Pablo Ribeiro tambem sofre do transtorno e diz que isso não afeta em nada sua vida. “ Apesar de possuir muitos sintomas, como a falta de concentração e impulsividade, não considero que seja algum problema. Pintar me ajuda a liberar energia e não requer tanta concentração e sim criatividade.”, diz Pablo.

Riscos do Computador

João Ferraz

Após horas ininterruptas em frente ao computador, há uma queda na produção de qualquer funcionário. Isso porque, ao trabalhar na máquina, as pessoas tendem a piscar menos ou não piscar, o que dificulta a umidificação ocular.
Desta forma, sabemos que trabalhadores que ficam muitas horas em frente ao PC, especialmente no horário noturno, têm o dobro de risco de perder a visão, além de 40% mais chances de desenvolver distúrbios que afetam o desempenho e reduzem a produtividade.
Só para se ter uma idéia da gravidade do problema, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os problemas de visão respondem atualmente pela exclusão de 43 milhões de pessoas do mercado de trabalho em todo o mundo. A maior parte começa com visão embaçada, ardência, olho seco e dificuldade de foco, podendo progredir para doenças mais graves e até mesmo a perda da visão.
Existem várias dicas:

Uma muito importante, por exemplo, é piscar voluntariamente. A cada 50 minutos em frente à máquina, parar 10 minutos para descansar os olhos, olhando ao infinito, e forçar a piscação. Também é importante cuidar da iluminação local e instalar protetores anti-reflexo nos monitores. Estender os braços na altura do ombro, colocar os polegares para cima e mudar rapidamente o foco entre as unhas dos polegares é outro exercício que pode auxiliar muito na garantia de uma visão saudável

Para quem trabalha a noite recomendações especiais:escurecer ao máximo o quarto antes de dormir, para estimular a produção de melatonina que reduz o cortisol e a adrenalina; incluir na alimentação laticínios, nozes, gergelim e tofu, que contêm triptofano, precursor da melatonina; praticar exercícios físicos diariamente, evitar alimentos ricos em cafeína, que elevam o stress, e aumentar o consumo de frutas cítricas, ricas em vitamina C.Também é importante fazer exame de vista e de sangue anualmente, já que muitas doenças só apresentam sintomas em estágios avançados,o que dificulta a completa recuperação.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Adeus às Olheiras

Livia Marinho

Noites mal dormidas, pré-disposição genética ou pigmentação da pele, esses são os principais fatores causadores das temidas olheiras. Para combater o escurecimento da área dos olhos, muitas mulheres apelavam para receitas caseiras, como chá de camomila, pepino e água gelada, mas nada disso dava um resultado satisfatório. Antes tapeadas apenas com maquiagem, as olheiras agora podem ser combatidas com a Carboxiterapia.
A carboxiterapia é uma técnica estética não-cirúrgica, em que o gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo utilizando-se um aparelho com uma agulha muito fina, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos.
Os resultados podem ser observados logo na primeira aplicação, e cada pessoa deverá fazer o número de aplicações indicadas pelo médico. E antes de fazer qualquer tratamento deve-se procurar um profissional sério.
“Existem muitas clínicas de estáticas prometendo resultados impossíveis, todo paciente deve ser analisado por um dermatologista que deve explicar todos os detalhes do procedimento e os resultados possíveis. Cada paciente demanda um tratamento específico e direcionado”, explica a dermatologista Paola Brotto.
E para animar ainda mais a mulherada, a Carboxiterapia também pode ser utilizada no tratamento de celulite, estrias, flacidez e gorduras localizadas, pois estimula a formação de colágeno e novas fibras elásticas.Em busca de bons resultados as mulheres esquecem até a dor, “Já estou na minha quarta sessão, no começo era ruim e dava uma ardência, mas nada insuportável. Mas depois que vi os resultados nas fotos até esqueci de tudo, vou continuar as aplicações. Depois quero fazer nas estrias. O que a gente não faz em nome da beleza?”, diz Juliana Moscoso.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

dourados como o sol


fabiane ferreira
Com o verão chegando muitas mulheres aderem a cor da tendência:o dourado.O verão ainda não chegou mais os salões de beleza já estão cheios de mulheres querendo clariar seus cabelos.
o cabelereiro Leandro Simião diz que as mulheres se sentem mais poderosas e provocantes loiras,mais é preciso ter um cuidado com as madeixas claras,vecê terá que usar um xampu específico para cabelos tingidos e não esquecer de hidratar.
Existem 3 tipos de clareamento,as luzes,a balaiagem e o relexo,para aquelas que são morenas e querem ficar loiras o processo é lento,primeiro tem que fazer um tratamento a base de queratina e muita nutição para não deixar os fios quebradiços
cada processo leva um certo tempo as luzes por exemplo são mechas descoloridas igual por igual em todo o cabelo,já a balaiagem a mecha é feita desde a raiz e os fios são tibgidos aleatoriamente e o reflexo os efeitos saõ mais visíveis do que as luzes.
Mais para ficar linda e bela vale a pena encarar alugumas horas de salão e arrasr no verão

Uma nova maneira de se bronzear

Michelle Assis
O bronzeamento a jato usa o mesmo princípio ativo dos autobronzeadores, o DHA (diidroxiacetona), que interage com as células superficiais da pele, tingindo-as com um tom amarronzado. A diferença é a aplicação: o DHA é colocado em uma pistolinha de ar comprimido, o aerógrafo. O instrumento, de tão delicado, é usado por aeromodelistas para pintar miniaturas de aviões. Com isso, garante-se aplicação uniforme do produto, evitam-se manchas, pode-se imitar com perfeição as marquinhas de biquíni que o sol natural deixa na pele. O colorido dura quinze dias, para mantê-lo, só refazendo o procedimento. Se isso não ocorrer, a natural renovação da pele se encarregará de devolver a cor original. Quem desejar um bronzeado mais intenso, pode reforçar a aplicação de DHA.
O bronzeamento a jato é muito mais seguro do que as câmaras de raios ultravioleta (UV), até algum tempo atrás o único recurso para quem quisesse ganhar uma cor fora da estação, garante a dermatologista Adriana Sá. “Os raios UV (os mesmos presentes na radiação solar) provocam o envelhecimento precoce da pele e estão relacionados a um maior risco de se desenvolver um melanoma pois penetram em camadas mais profundas da pele e acabam agindo sobre o patrimônio genético celular, daí o maior risco de câncer”, alerta a dermatologista.

É hora de mastigar

Fabiane Ferreira


É a partir dos 6 meses de vida que alimentos sólidos entram na dieta dos bebês,uma boa alimentação é fundamental para seu filho crescer com saúde,mais nem por isso a mamãe deve tirar o peito da criança,o leite materno é aconselhavel até que ele faça um ano ou mais.
Os alimentos sólidos devem ser apresentados cuidadosamente,sempre mudando durante a semana,para que você perceba se o seu filho tem alguma reação alérgica.Nunca coloque sal ou açucar nos alimentos,mesmo se eles tiverem algum tipo de tempero por mais que seja bem suave.Se seu filho desde cedo vê os pais comendo,verduras,legumes e frutas provalvelmente ele terá um gosto amais por esses tipos de alimentos e não ficar comendo besteiras,como existem muitas mães que fazem isso por aí.
Você vai começar a perceber se seu filho esta pronto para começar a comer comidinha,quando ele continuar com fome depois da mamada ou fazer movimento com a boca,quando ver alguém comendo.
A pediatra Lara Cristina Carneiro,diz que os alimentos nunca devem ser dados em mamadeiras e sim em uma colher para poder estimular o maxilar e a mastigação,e seu filho rejeitar a comida para não desistir e não forçar ele a comer e continuar tentando na semana seguinte.


domingo, 25 de novembro de 2007

Malhação Na Terceira Idade


Fabio Milliet

Um programa regular de exercícios traz benefícios em qualquer idade. Mas para idosos, eles se multiplicam. O simples fato de se praticar algum tipo de atividade física já melhora e muito a qualidade de vida de pessoas da terceira idade, aumentando a resistência e força muscular necessárias para realização de tarefas comuns, como pegar um neto no colo ou ir ao supermercado. De forma geral, a atividade física pode trazer resposta muscular rápida e eficiente. Tanto é verdade que centros especializados reumatologia estão investindo em espaços destinados ao condicionamento físico na terceira idade, onde desenvolvem um programa elaborado sob medida para cada necessidade e oferecem orientação adequada de profissionais da área.
Com exercícios, além de combater-se a obesidade, o que evita e retarda o surgimento de diabetes, e melhorar-se a capacidade aeróbica (respiração) também é possível reduzir-se a perda da massa óssea - osteoporose - e, em alguns casos, recuperá-la. "Além do fato de músculos e ossos fortes diminuírem os riscos de quedas e de fraturas de fêmur e de quadril, tão temidas após os sessenta anos, o que poucos sabem é que o fortalecimento muscular reduz dores já existentes provenientes de doenças como artrite, tendinite, bursite, artrose (bico de papagaio) e problemas de coluna", esclarece a especialista Evelin Goldemberg, mestre e doutora em reumatologia e professora da disciplina da clínica médica da UERJ – Faculdade de medicina do Rio de Janeiro.
Outra vantagem importante de se praticar exercícios após os sessenta anos é a elevação da auto-estima e melhora da depressão, problemas freqüentes nesta idade. "Os idosos que praticam esportes se sentem mais bonitos, capazes e independentes. Do ponto de vista psicológico a atividade física pode atuar como um catalisador de relacionamento interpessoal, produzindo agradável sensação de bem estar, estimulando a auto-estima pela superação de pequenos desafios e conseqüentemente diminuindo a depressão", explica a médica.

Antes de engravidar, cheque seu cartão de vacina

Monique Azeredo

O sonho de ser mãe faz parte da vida de muitas mulheres. Porém, na hora de decidir ter um filho, poucas tomam atitudes preventivas para assegurar a própria saúde e a do bebê. A vacinação antes da gravidez, por exemplo, é um procedimento importante e que pode livrar a mulher de gestações perigosas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, as vacinas de vírus vivos como a tríplice viral, varicela e febre amarela devem ser aplicadas, um mês antes do início da gravidez e nunca durante, porque há riscos para o feto. Bebês de mães infectadas por rubéola, principalmente no primeiro trimestre de gestação, podem nascer cegos ou com catarata, surdos, com má-formação no coração e microcefalia.

"A vacina contra o HPV também não é recomendada durante a gestação, pois ainda não se conhece muito bem os seus efeitos sobre o feto", explica a ginecologista Mariana Maldonado. Ela afirma que há vacinas que podem ser aplicadas em mulheres grávidas, mas de uma forma geral, é melhor evitar qualquer uma delas durante os primeiros três meses de gestação.

Grande parte da população não sabe que existe um calendário de vacinas para todas as pessoas em diversas fases da vida. Leia mais no site da SBIM






quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Hipnose ao alcance de todos

Cândida Serão

Muitas pessoas recorrem à hipnose para resolver problemas de ansiedade, depressão, síndrome do pânico, obesidade, alcoolismo, entre outros. Porém, o tratamento através dessa técnica é caro, não dando condições para que a maioria da população aproveite seus benefícios. Pensando nisso, a Sohimerj (Sociedade de Hipnose Médica do Rio de Janeiro) criou o primeiro ambulatório social no Rio de Janeiro, no bairro de Copacabana, com preço simbólico de R$5.

“Muitos não sabem dos benefícios magníficos que a hipnose traz para a vida das pessoas. É um recurso com grande potencial que soluciona ou melhora muitas doenças físicas e psicológicas”, enfatiza Jarbas Delfino, presidente da Sohimerj.A hipnose é indicada para tratar fobias e medos, dependência de drogas, compulsões, cefaléias, dores de uma forma geral, hipertensão arterial emocional, gastrites e doenças auto-imunes.

“Também auxilia efetivamente pessoas sadias que desejam mudar sua maneira de agir ou para melhorar seus desempenhos sociais, profissionais, estudantis ou até mesmo de relacionamento”, completa Ana Cláudia Souza, paciente e professora de uma escola particular que enfrenta tranquilamente a fila de espera de até quatro horas.

“Quando a pessoa está hipnotisada, ela não perde a sua capacidade de raciocinar. Ela consegue resolver problemas complexos, fazer improvisos e ainda manter uma capacidade crítica sobre o que lhe está sendo sugerido. Isso é muito importante, inclusive para o sucesso da terapia”, explica Célia Martins Cortez, coordenadora da clínica.

O tempo de tratamento depende do grau complexo de cada problema a ser tratado. O ambulatório Social de Hipnose acontece de segunda a sexta-feira, de 10h às 16h. A Sohimerj fica na rua Siqueira Campos, 53/ 404, Copacabana. Informações pelo telefone 2236-1585 ou 2547-9403.

Pedras que relaxam

Joana Pereira

No que depender da medicina alternativa, os dias de dores musculares, estresse físico e emocional, cansaço e TPM estão contados. A terapia com pedras quentes não é uma novidade no mercado, entretanto muitos ainda a desconhecem. É nada menos que um mix de massagem e pedras aquecidas que são capazes de relaxar a musculatura e equilibrar as energias do corpo.

A terapia em si consta em colocar as pedras em pontos fixos do corpo – que podem ser mãos, pés, olhos e abdômen – e espalhar um óleo relaxante. Segundo a terapeuta Simone Barbosa, o calor das pedras as faz liberar suas energias acumuladas. Durante a sessão, que pode durar aproximadamente uma hora, são utilizadas cerca de 60 pedras a uma temperatura de 50°.

Acredite se quiser, mas os efeitos das pedras quentes podem ser observados inicialmente pelo relaxamento da musculatura e um tempo depois, pelo equilíbrio energético do corpo.

As pedras utilizadas no processo são semi-preciosas e não preciosas, como ágata e basalto de amidalóide (pedras de rio), respectivamente e devem ficar expostas ao sol, vento, chuva e outro fenômenos naturais de quinze em quinze dias para que restaurem suas energias.

É indicado que se faça pelo menos três sessões da terapia, para que o corpo possa absorver a energia e manter seu equilíbrio, mas a duração do tratamento irá variar de acordo com a necessidade de cada paciente. O custo médio por sessão é de R$100,00.

Vacina promete imunizar contra o vírus mais temível do herpes

Thais Thimoteo
É sempre assim, quando menos se espera aparece o herpes. Eles ficam a espreita de uma vacilada do sistema imune para agredir a pele e os nervos. Mais uma boa notícia, é que em breve teremos uma vacina que irá combater o vírus mais temido do herpes: o zóster.

Este inimigo chamado de Varicela-zóster, está presente em 90% dos adultos, e seu primeiro contato com o organismo causa a catapora. Já o herpes-zóster é uma espécie de reativação do mesmo parasita, que passa a agir devido à baixa imunidade. A diferença entre este tipo de herpes e o tipo 1 , o mais simples, é que o zóster afeta com maior intensidade as terminações nervosas. Os idosos e pessoas doentes são seus principais alvos. O contágio se dá pelas vias respiratórias ou contato com lesões.

A vacina chamada ZOSTAVAX®, deve chegar no Brasil até o final deste ano, e será o primeiro imunizante contra o herpes-zóster. “Seu efeito será de manter o vírus varicela-zóster inativo dentro do corpo, ela também será indicada para pessoas com mais de 60 anos” conta a dermatologista Mônica Trindade, do Dermocentro Clínica Dermatológica. Esta técnica foi desenvolvida pelo laboratório Merck Sharp & Dohme.

Enquanto a vacina não chega, os médicos tentam suavizar os sintomas com antivirais e analgésicos. Mas para evitar que o vírus alastre e se manifeste, o principal é tentar levar uma vida menos estressante, com boas noites de sono e uma alimentação regulada, para manter suas defesas sempre “na ativa”.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Academias femininas, tudo para as mulheres



Carmen Cerqueira


O Rio de Janeiro e outras cidades estão cheias de academias femininas. Lá os homens não podem se matricular, tudo é voltado para as mulheres modernas. Facilitar a vida “delas” é o objetivo dessas academias. Os exercícios são feitos na forma de um circuito, os banheiros tem secador de cabelo e muitos espelhos e a decoração é feminina.

São 30 minutos de malhação. A aluna faz musculação e exercícios aeróbicos. Além disso podem fazer pilates e yoga. Os treinos tem um horário flexível, as mulheres podem vir à academia diariamente sem deixar de fazer as outras atividades. Todos os equipamentos são adaptados para o corpo da mulher. O peso e a velocidade dos aparelhos são controlados pela aluna, a dificuldade aumenta quando o movimento feito durante o exercício é mais rápido.

A maioria das academias femininas oferece uma consulta com um nutricionista. As alunas passam por um processo de reeducação alimentar e isso ajuda ainda mais no emagrecimento e enrijecimento do corpo. “Todos os treinos são individuais e mulheres de todas as idades podem praticar os exercícios”, diz Renata Fonseca, nutricionista e responsável por uma academia em Ipanema.

Célia Marques é mais uma que aderiu ao circuito feminino dessas academias. “Minha vida é uma correria, trabalho muito e tenho três filhos pequenos. Poder montar o meu horário para praticar exercícios e fazer massagens no mesmo lugar é ótimo. Acho muito bom um local feminino e agradável para cuidar da saúde”. O verão está aí, já chegou a hora de cuidar ainda mais da saúde e da beleza. As mulheres sempre estão à procura de tratamentos e essa é mais uma opção só para elas.




quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Mães em boa forma


Carmen Cerqueira


São nove meses de espera pelo bebê e de transformações no corpo da mulher. As futuras mães tem uma preocupação logo depois do parto: como voltar a ter uma boa forma, já que o corpo passa por várias mudanças? Hoje em dia as mulheres tem diversos recursos para voltar a forma física ideal. Exercícios durante e após a gravidez são indicados pelos médicos e garantem saúde e bem estar. A mulher deve conversar com o médico ou um preparador físico, para saber que exercícios pode praticar. Se o parto foi normal, depois de quinze dias a mulher já pode fazer caminhadas, alongamentos etc. A cesariana não permite que a mulher volte tão rápido à rotina de exercícios, é preciso esperar a cicatrização durante um ou dois meses.

A amamentação também ajuda na perda de peso, assim como as trocas de fralda e as brincadeiras com o bebê. O importante é não ficar parada durante muito tempo. Muitas mães preferem começar a malhar dentro de casa e contratam um personal trainer, mas o ideal é sair. Andar na praia, fazer alongamentos, hidroginástica, yoga, pilates, enfim, tudo é indicado para as mulheres voltarem a ter o corpo que tinham antes da gravidez. É preciso controlar a intensidade dos exercícios, o acompanhamento de um profissional ajuda a evitar problemas durante essa fase. Para a obstetra Sara Alencar fazer exercícios durante e após a gravidez é essencial para a mulher. “Muitos exercícios são indicados para voltar a forma física de antes. Se a mulher pratica um pouco todo dia, ela não vai ter problemas para emagrecer. Alongamento e yoga são ótimos para trabalhar respiração”.

Muitos casos não precisam de plástica, malhar é a melhor opção. O cuidado com a alimentação também é importante, por isso consulte um nutricionista sempre que quiser fazer alguma dieta. Todas as mulheres são diferentes e existe um exercício apropriado para cada uma. Para ficar em forma depois da gravidez é preciso força de vontade. A arquiteta Marilia Oliveira, de 27 anos dá as dicas. “Nadei durante a gravidez e fiz muitos alongamentos. Logo depois do nascimento da minha filha caminhei todo dia empurrando o carrinho pelas ruas, esse é um bom começo para emagrecer. Logo depois voltei para a natação.”

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Reposição hormonal: um alívio na menopausa

Michelle Assis
A menopausa deve ser entendida não como a porta de entrada para a velhice, mas como o início de uma nova vida repleta de novos interesses e perspectivas. A média de idade para início da menopausa ocorre entre 50 e 52 anos. O comprometimento vascular, decorrente de cirurgias dos ovários, a dieta vegetariana, grandes altitudes e magreza são citados como fatores que abreviariam a idade para a menopausa, assim como a número de filhos e a idade de menopausa da mãe.
Segundo o ginecologista André Fernandes, fisiologicamente, a redução progressiva do estrogênio, que acontece na menopausa, pode, em alguns propiciar sintomas desagradáveis e, algumas vezes, sérias doenças. De fato, o desenvolvimento de algumas doenças crônicas e degenerativas se relaciona à deficiência de estrogênio. Entre elas, está a osteoporose, as doenças cardiovasculares, a demência e as atrofias do tecido genital, resultando em vaginite, incontinência urinária e dor na relação sexual. Os sintomas mais freqüentes da deficiência estrogênica são as ondas de calor, palpitações, cefaléias e vertigens. Sintomas psicológicos também podem ocorrer com Para reduzir os esses efeitos da falta de estrogênio e de progesterona, há cerca de 20 anos, começaram a ser desenvolvidas diferentes terapias de reposição hormonal, baseadas na prescrição de hormônios sintéticos que substituem a progesterona e o estrogênio.
De acordo André Fernandes, aumenta o número de mulheres aptas ao uso dos hormônios, pois os remédios apresentam cada vez menos efeitos colaterais. Mas é preciso fazer exames para saber o tipo de hormônio a ser utilizado e por qual via será melhor administrado: se por via oral, por adesivos grudados na pele ou até por spray nasal. “Quando a reposição não é feita, diversos problemas podem ocorrer, como ressecamento vaginal, ondas de calor, pele mais fina, enrugada e com manchas escuras. Com o tempo, a distribuição de gorduras se modifica, com predomínio principalmente na barriga. Ocorre ainda atrofia da uretra, incontinência urinária e infecções urinárias de repetição. A longo prazo aumenta a possibilidade de ter osteoporose, mal de Alzheimer e doença cardiovascular”, alerta o ginecologista.

como parar de roer unhas

fabiane ferreira

Podemos falar que para de roer unhas exige muita força de vondade,mais não é tão fácil como parece,a psicóloga Benedita de souza lima diz que muitas pessoas roem as unham para aliviar alguma tensão,ansiedade e insegurança,essa mania tem um nome se chama onicofagia e pode começar na infância ate a vida adulta,tanto com homens ou mulheres.
Além das unhas ficarem feias,levam milhares de micróbios a boca causando mal ao organismo,sem contar as inflamações nos dedos.
Existem alguns meios de tentar para de roer as unhas,como por exemplo manter as unhas lixadas e aparadas,só que as mulheres saem na frente nesse ponto existem muitos esmaltes e óleos secantes para poder passar nas unhas.também existem unhas postiças para serem colocadas em forma de silicone, acrílico, porcelana, cristal e até fibra de vidro, unhas artificiais satisfazem os desejos de quem não tem garras naturalmente afiadas. Os apliques de plástico também são métodos eficazes para conter a vontade de acabar com as unhas em poucas mordidas.Quase todos os salões de beleza fazem esse tipo de trabalho.
Outro meio é tentaridentificar os momentos em que você leva as mãos à boca, se é quando está tenso, ansioso, depressivo, cansado, distraído, triste ou, até mesmo, alegre. Quando você perceber o que o leva a roer as unhas, ficará mais fácil controlar-se e parar com essa mania,que é muito feia
Mais não desista logo na primeira tentativa com calma e perseverança,tudo dará certo.

Relaxe com a acupuntura auricular

Victor Reis

A medicina chinesa acredita que o ser humano é regido por forças opostas, o yin e o yang, que devem estar sempre em harmonia. Cada um é responsável por um lado do corpo e quando a energia não flui entre os dois acontecem as doenças. Com mais de 4500 anos de existência, a acupuntura auricular visa o reestabelecimento do equilíbrio energético do corpo através de um método simples, o uso de sementes, agulhas e até ouro em diversos pontos da orelha. Existem mais de 200 pontos de acupuntura nesta região.

Na acupuntura auricular os orgãos estão intrinsecamente ligados aos sentimentos, de acordo com a teoria dos orgãos Zang Fu. Por exemplo, uma raiva descontrolada afetará o fígado, uma pessoa ansiosa sentirá fortes dores no estômago etc. Jefferson Gomes trata seus pacientes há mais de 15 anos com as técnicas chinesas e afirma que a pressão de certos pontos na orelha com sementes de mostarda acalmam e relaxam as dores no corpo, " o paciente que chega aqui reclamando de muita dor fica impressionado com a velocidade do resultado quando pressiono o ponto referente ao problema". O acupunturista brinca, " os estressados quase dormem ao fazerem o tratamento".

Além de sementes de mostarda, também são aplicados ouro e prata, dependendo da gravidade do caso. Jefferson explica que a mostarda tem o tamanho exato para esta função e que só usa o ouro quando o paciente precisa muito. As sementes devem ficar na orelha por volta de uma semana e devem sair naturalmente.

A acupuntura auricular pode ser feita também do modo mais tradicional, quando uma agulha é colocada na orelha. Neste caso, o paciente precisará de 30 minutos para relaxar no consultório e deixar a energia voltar a fluir.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Alimentação Macrobiótica: Um novo estilo de vida


Mariana Tavares

Muitas celebridades, entre elas Julia Roberts e Gwyneth Paltrow já aderiram a esse novo modo de se alimentar. A chamada dieta macrobiótica é baseada em uma alimentação rica em cereais integrais, legumes e frutas, tudo sendo equilibrado pelos elementos yin e yang.

Segundo seguidores deste tipo de estilo de vida, consumir alimentos yin e yang pode influenciar nas características pessoais de cada pessoa. Uma pessoa que come alimentos yang pode adquirir caráter agressivo, impaciente, dominador. Já as pessoas que possuem alimentação extremamente yin podem tornar-se pessoas depressivas, dependentes, com comportamento relaxado.

A publicitária Débora Stuck faz a dieta macrobiótica há dois meses e tem notado algumas diferenças. “Eu estou comendo melhor e me sinto mais disposta”. Mas atenção: A dieta macrobiótica não é para os que querem emagrecer. Ela apenas tem o intuito de equilibrar o yin e o yang, portanto não considera a distribuição dos nutrientes e calorias.

A nutricionista Ana Paula Lopes, das Casas Pedro, lojas especializadas em produtos naturais, acredita que qualquer dieta que tenha o intuito de reeducar o indivíduo é válida “contanto que não afete à saúde e reeduque a alimentação do indivíduo”, afirma. Essa dieta possui algumas restrições: É necessária a retirada de carne da alimentação, porém isso deve ser feito aos poucos para que o organismo se acostume a viver sem ela. Alimentos enlatados e congelados também dever ser excluídos do cardápio.

Conheça alguns alimentos yin: frutas, folhas verdes, nozes e sementes, sumos de frutos e vegetais, compota (sem açúcar refinado), malte de cevada.

Alimentos yang: cereais integrais, pão, farinha, aveia integral, raízes vegetais: batatas, ervilhas e nabos; peixe e crustáceos, repolho, queijo, feijões, ervilhas e lentilhas, sal e molho de soja.

Careca, eu?

Thais Thimoteo
A calvície é um assunto que já preocupa, principalmente os homens, há tempos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, metade da população masculina terá algum nível de calvície antes dos 50 anos. As estimativas são preocupantes, mas graças a pesquisas que estão sendo realizadas no mundo todo, o povo masculino pode ter esperança. A novidade da vez são os implantes com células-tronco.

Esquisito? Calma, aí vai a explicação. Estudos mundiais estão provando que o fim da calvície pode ser viável, e em pouco tempo esta técnica vai estar em uso. Pode ser estranho, mas novas técnicas retiram células da nuca, que ainda estão “vivas”, e as colocam no topo da cabeça, onde vão voltar a produzir cabelo. Segundo o dermatologista Wagner Motta, “as células podem criar folículos capilares em áreas que já não existe mais força para crescer fios”.

A descoberta foi tomando força, quando biólogos descobriram que a região da nuca está o músculo eretor de pêlos, conhecida de bulge. Esta área é rica em um tipo de célula chamada queratinócito. A empresa que mais avançou neste estudo até agora, foi a empresa inglesa Intercytex, de pesquisas em biotecnologia. Na primeira fase de teste, dentre sete voluntários, cinco apresentaram melhora significativa.

No Brasil esta técnica ainda não foi experimentada, mas ‘os carecas’ podem ficar um pouco mais tranqüilos, porque esta técnica não deve demorar a chegar por aqui, e além disso pesquisas e tratamentos similares no país prometem dar o fim a tão temida calvície.

Plantas que curam? Conheça a Fitoterapia

Mariana Tavares

O uso terapêutico de plantas para muitos é conhecido como curandeirismo, para outros não têm fundamento, porém, há quem acredite que faça muito bem à saúde, ajudando a tratar e curar doenças. O tratamento de doenças com plantas, conhecido como fitoterapia tem sido aplicado nas mais variadas especialidades médicas, entre elas a dermatologia e urologia.

Apesar do conhecimento da ação das plantas ter vindo de várias gerações, é necessário procurar um médico se a fitoterapia for adotada como tratamento. A farmacêutica Lívia Vidal, da farmácia de manipulação Nova Era, especializada em tratamento fitoterápico concorda: “O acompanhamento médico é essencial, pois há alguns remédios fitoterápicos que não podem ser utilizados por determinados pacientes. Eles têm que ser examinado antes para o tratamento adequado ser escolhido”.

A estudante Camilla Pinto é adepta da fitoterapia. Ela procurou o tratamento inicialmente para emagrecer. “Eu já tomei alcachofra, vários chás para emagrecer e agora estou cuidando de uma anemia com ervas também. Me sinto bem.”

A dona-de-casa Lenita Oliveira planta ervas em seu sítio em Araras e as colhe para fazer chás em casa para toda a sua família. “Até meus vizinhos me procuram para tomar meus chás. Isso passa de geração para geração. Minha avó passou seus conhecimentos para minha mãe, que passou para mim. E eu já estou até passando para os meus netos”.

Ervas como camomila, carqueja, alcachofra trazem muitos benefícios à saúde. Tratam desde cólicas até anemias. Porém, a farmacêutica Lívia ainda ressaltou que “plantas medicinais, apesar de trazerem benefícios à saúde, podem interferir na ação de remédios convencionais. É preciso ter cuidado”. Além de todos os benefícios à saúde, “esse tratamento é muito mais barato do que os tratamentos convencionais”, completa.


Qual é o tênis ideal para as atividades físicas?


Carmen Cerqueira


Muitos modelos de tênis estão nas vitrines das lojas. A pergunta é: que tênis devemos usar na hora dos exercícios? Usar o tênis certo é muito importante, previne lesões nos joelhos, pés, coluna e Tornozelos. “O rendimento na hora da malhação é muito maior, por isso preste atenção na hora de comprar um par de tênis para correr, malhar, ou andar. Muitas pessoas são influenciadas pelas cores e modelos, não é a maneira certa para começar o projeto verão”, diz a fisioterapeuta Maria Portugal.

As principais indústrias e marcas fabricam diversos modelos. Opções não faltam para os esportes; tem de tudo. Para jogar futebol, basquete e fazer musculação, sempre existe um tênis apropriado para o exercício. Para correr e caminhar o ideal é usar pares com materiais leves. Para evitar lesões um sistema na sola para amortecer o impacto é essencial. Os pares de cano baixo permitem maior flexibilidade para o esportista.

Para jogar basquete um tênis com cano médio é o mais indicado. Os tornozelos ficam protegidos e o sistema para absorver o impacto evita torções. Para jogar futebol ou praticar esportes que trabalham a impulsão o tênis indicado deve ser macio e flexível. O choque e o impacto da corrida dos jogadores são absorvidos por um sistema moderno de amortecimento. Muitos modelos de chuteiras estão disponíveis nas lojas, o importante é se informar para não comprar o tênis errado.

Para começar um exercício o par de tênis que usamos é muito importante. Com o modelo certo a malhação vai render muito mais. Se você não entende nada sobre tênis, pergunte a um fisioterapeuta ou ortopedista que modelo usar. Lojistas também podem indicar o par certo para você. Procure o seu e comece a malhar!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Como se manter em forma neste verão

fabiane Hentschel


O verão está chegando e com ele aquela velha preocupação de mantermos a forma . . Mas cuidado exercício sem orientação médica podem lhe causar danos e muitos prejuízos , é preciso que a pessoa tenha orientação de um especialista , professor de educação física .e se organizar devagar . Não adianta querer perder tudo de uma vez , é preciso ter paciência e começar aos poucos . Organizar sua vida também é importante , para se ter um tempo exclusivo para praticar exercícios . Pratique sempre esses exercícios em horários onde o tempo não esteja muito quente . Antes de começar a praticar exercícios , faça um exame médico para ver quais são os seus limites . Escolha um calçado adequado . Para você que quer ficar em forma no verão , deve também tomar cuidado com todos os alimentos gordurosos ,como carne vermelha e ovos fritos .e consultar um nutricionista para não acabar sofrendo com conseqüências , por causa de uma dieta mal feita . Enfim tomar todos cuidado para não passar o verão mal . Usar roupas leves também é uma boa dica , calçados adequados , beber bastante água e sucos , também são uma opção ,caminhar também é uma boa pedida , nas horas de manhãzinha e a tardinha é uma boa pedida . Uma boa sorte a você que irá se preparar para este verão

Vem chegando o verão

Monique Azeredo

Falta pouco mais de um mês para a chegada oficial do verão e as temperaturas elevadas já vêm marcando presença na estação das flores. Para a alegria da mulherada, é hora de começar a expôr ao sol o duro trabalho feito durante o ano na academia. Mas o cuidado com os cabelos, precaução importante, principalmente nessa época do ano, raramente é lembrado. E depois que o verão se despede, não há cabelo que resista a tamanha falta de proteção.

A cada ano as grandes empresas de cosméticos surgem com novidades no ramo de tratamento capilar. Atualmente, há no mercado produtos específicos para tratar cabelos de cores diversas. Os cabelos castanhos, por exemplo, quando expostos ao sol excessivo, tendem a ficar mais avermelhados. Segundo especialistas, isso acontece porque o cabelo perde a melanina e o aspecto final é de ressecamento e vermelhidão. Já os loiros, ficam esverdeados e opacos. Portanto, não faltam opções para defender os fios dos efeitos naturais agressores.

"Hoje, há produtos que atuam na prevenção dos cabelos. São shampoos e condicionadores que contém filtro solar, com proteção UVA e UVB, para serem aplicados antes de sair de casa e que protegem os fios tanto interna, como externamente. E há os filtros solares de uso contínuo, com ceramidas e cristais de mica", explica Christiano Morais, cabeleireiro há 10 anos.

Os preços dos produtos de proteção capilar vendidos nos salões variam entre R$44,00 a R$ 67,00. Existem também os pacotes de tratamento, com duração de 1 mês cada, que custam de R$ 220,00 a R$ 350,00. Já um processo de cauterização, para recuperar cabelos danificados custa, em média, R$ 180,00 cada sessão.

Segundo Christiano, é fundamental o uso de um bom produto de manutenção no dia-a-dia para dar continuidade ao tratamento. Ele ressalta, ainda, a importância de verificar a temperatura da água de higienização dos fios. "A água quente, deixa o cabelo extremamente opaco, ressecado e com as cutículas, parte protetora dele, todas expostas. O ideal é que a temperatura da água seja de morna para fria o ano inteiro", ensina o cabeleireiro.

O Chá Branco chegou para substituir o Chá Verde


Roberta Diniz

Há cerca de três anos, o chá verde se tornou o queridinho das celebridades e das pessoas preocupadas com a saúde e a boa forma. Ele tem ação desintoxicante, é diurético e ainda acelera o metabolismo, o que favorece o emagrecimento. Um outro chá surgiu, com as mesmas propriedades do chá verde, só que mais potente: o chá branco.Mais doce e suave, ele atua na diminuição das taxas do colesterol ruim, o que previne problemas como infarto e arteriosclerose. Por ser rico em bioflavóides, catequinas, o chá branco é um inibidor natural de doenças como o câncer. Essas substâncias ajudam na regeneração do organismo.
segundo a nutricionista da loja Mundo Verde , Flávia Moraes, O chá virou "febre". ""Chegamos a ter uma lista de espera para comprá-lo".
As propriedades que mais se destacam no chá branco são o fato dele auxiliar na perda de peso e por ele ser um antioxidante poderoso. O ideal é tomar uma xícara de chá, três vezes ao dia, sempre no período da manhã ou até às 15h. Isso porque ele contém cafeína, que age como estimulante, e pode causar insônia. Esse chá só é contra-indicado para pessoas depressivas e ansiosas.O chá branco é extraído da mesma erva (camellia sinensis) que o chá verde e o chá preto. O que os diferencia é a forma de colheita: o chá branco é extraído dos brotos e flores da planta, e a colheita é feita só uma vez ao ano. Por isso, não é fácil encontrá-lo no Brasil. A melhor opção é procurar em lojas de importados.
Dermatologistas também indicam o uso do chá branco em cosméticos, pois ele teria propriedades calmantes, hidratantes e antialérgicas. Em um lançamento recente, a francesa L'Occitane aderiu à moda e fez uma linha limitada de hidratantes, sabonetes e perfumes à base de chá branco.

sábado, 3 de novembro de 2007

Esquenta dicussão sobre Auto Hemoterapia

Victor Reis

A prática da Auto Hemoterapia ganhou destaque nos últimos meses devido exposição no programa Fantástico em abril deste ano. Mas ainda restam muitas dúvidas sobre ela. A maior parte delas está relacionada ao médico de 82 anos que garante a eficácia do metódo na cura de doenças até então incuráveis pelos tratamentos convencionais como o câncer e a hepatite.

A Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia divulgou comunicado contra tal prática. De acordo com nota técnica emitida pela Anvisa, "este procedimento não foi submetido a estudos clínicos de eficácia e segurança, e a sua prática poderá causar reações adversas, imediatas ou tardias, de gravidade imprevisível".

A Auto Hemoterapia consiste na retirada de 5 a 10 ml de sangue do paciente que posteriormente é aplicado nele mesmo, em um dos braços ou nas nádegas. A aplicaçaõ deve ser no músculo. Na explicação do doutor Luiz Moura, "é tudo muito simples, quando se aplica o sangue no músculo, se desencadeia uma reação imunológica a este sangue que dura aproximadamente uma semana; os agentes protetores, os macrófagos, quadriplicam sua quantidade, trazendo benefícios para o corpo". Para ele, esta prática não tem comprovaçao científica alguma, pois falta interesse da ABHH. Ele trata a si e sua família desta maneira desde 1943 e afirma nunca ter ido a um hospital ou ter precisado de remédios.

O custo baixo do tratamento atrai um número crescente de pessoas em busca de soluções para males de todos os tipos. Na Clínica do doutor Moura o movimento é constante e não pára de chegar pacientes que dizem estarem curados de doenças crônicas. Basta querer conhecer as técnicas da Auto Hemoterapia e julgar por si. É claro que se deve estar atento às recomendações da ABHH e da ANVISA, mas seria muito bom poder imaginar um tratamento sem remédios, onde a cura estivesse no nosso sangue.

Quem quiser saber mais é só procurar um dos vídeos do Dr.Moura onde ele explica detalhadamente este assunto.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Remoção de Tatuagens à Laser



Inicialmente, o tratamento das tatuagens com o laser era feito com aparelhos que vaporizavam os tecidos, como o laser de argônio e de dióxido de carbono, que apresentavam resultados fracos para a remoção dos pigmentos e alta incidência de efeitos colaterais e complicações, como cicatrizes hipertróficas. Até há alguns anos a saída era apenas a retirada com cirúrgica. Métodos ainda utilizados em alguns casos, apresentam limitações de acordo com o tamanho da tatuagem e a sua localização. “Quanto mais escura for a tatuagem, mais difícil de removê-la”, explica a dermatologista Liane Masarone.


O tratamento é feito em várias sessões, cujo número vai depender do tamanho da tatuagem, da profundidade do pigmento na pele e, também, da cores utilizadas nos desenhos. Escurecimento da tinta também pode ocorrer, principalmente as que contêm pigmentos de óxido de ferro e dióxido de titânio, que escurecem quando irradiados com o laser. A tinta negra é a cor mais utilizada, seguida pela azul, verde e vermelha e, depois, amarela e laranja. Tatuagens mais recentes apresentam uma maior variedade de cores, incluindo tons de rosa, roxo e cores fluorescentes. Nestes casos, para destruir seletivamente todas as cores da tatuagem pode ser preciso utilizar mais de um tipo de laser, pois cada laser atinge uma gama de cores específica. “Quando fui tirar minha tatuagem foi mais difícil a remoção das cores coloridas do que a preta. Mas gostei do resultado final, não queria mais aquela tatuagem no meu corpo”, diz a estudante de moda Luiza Figueredo que retirou a sua tatuagem há 6 meses.


As sessões não são totalmente indolores, mas o tratamento é bem suportado. Para atenuar o incômodo das aplicações pode ser utilizado um creme anestésico, que é aplicado no local uma hora antes da sessão. A grande vantagem do laser, é que a pele que não foi tatuada não é atingida pelo tratamento, pois a luz emitida pelo aparelho é atraída seletivamente pelas cores da tatuagem.