quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Alimentação Macrobiótica: Um novo estilo de vida


Mariana Tavares

Muitas celebridades, entre elas Julia Roberts e Gwyneth Paltrow já aderiram a esse novo modo de se alimentar. A chamada dieta macrobiótica é baseada em uma alimentação rica em cereais integrais, legumes e frutas, tudo sendo equilibrado pelos elementos yin e yang.

Segundo seguidores deste tipo de estilo de vida, consumir alimentos yin e yang pode influenciar nas características pessoais de cada pessoa. Uma pessoa que come alimentos yang pode adquirir caráter agressivo, impaciente, dominador. Já as pessoas que possuem alimentação extremamente yin podem tornar-se pessoas depressivas, dependentes, com comportamento relaxado.

A publicitária Débora Stuck faz a dieta macrobiótica há dois meses e tem notado algumas diferenças. “Eu estou comendo melhor e me sinto mais disposta”. Mas atenção: A dieta macrobiótica não é para os que querem emagrecer. Ela apenas tem o intuito de equilibrar o yin e o yang, portanto não considera a distribuição dos nutrientes e calorias.

A nutricionista Ana Paula Lopes, das Casas Pedro, lojas especializadas em produtos naturais, acredita que qualquer dieta que tenha o intuito de reeducar o indivíduo é válida “contanto que não afete à saúde e reeduque a alimentação do indivíduo”, afirma. Essa dieta possui algumas restrições: É necessária a retirada de carne da alimentação, porém isso deve ser feito aos poucos para que o organismo se acostume a viver sem ela. Alimentos enlatados e congelados também dever ser excluídos do cardápio.

Conheça alguns alimentos yin: frutas, folhas verdes, nozes e sementes, sumos de frutos e vegetais, compota (sem açúcar refinado), malte de cevada.

Alimentos yang: cereais integrais, pão, farinha, aveia integral, raízes vegetais: batatas, ervilhas e nabos; peixe e crustáceos, repolho, queijo, feijões, ervilhas e lentilhas, sal e molho de soja.

Nenhum comentário: