quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Qual é o tênis ideal para as atividades físicas?


Carmen Cerqueira


Muitos modelos de tênis estão nas vitrines das lojas. A pergunta é: que tênis devemos usar na hora dos exercícios? Usar o tênis certo é muito importante, previne lesões nos joelhos, pés, coluna e Tornozelos. “O rendimento na hora da malhação é muito maior, por isso preste atenção na hora de comprar um par de tênis para correr, malhar, ou andar. Muitas pessoas são influenciadas pelas cores e modelos, não é a maneira certa para começar o projeto verão”, diz a fisioterapeuta Maria Portugal.

As principais indústrias e marcas fabricam diversos modelos. Opções não faltam para os esportes; tem de tudo. Para jogar futebol, basquete e fazer musculação, sempre existe um tênis apropriado para o exercício. Para correr e caminhar o ideal é usar pares com materiais leves. Para evitar lesões um sistema na sola para amortecer o impacto é essencial. Os pares de cano baixo permitem maior flexibilidade para o esportista.

Para jogar basquete um tênis com cano médio é o mais indicado. Os tornozelos ficam protegidos e o sistema para absorver o impacto evita torções. Para jogar futebol ou praticar esportes que trabalham a impulsão o tênis indicado deve ser macio e flexível. O choque e o impacto da corrida dos jogadores são absorvidos por um sistema moderno de amortecimento. Muitos modelos de chuteiras estão disponíveis nas lojas, o importante é se informar para não comprar o tênis errado.

Para começar um exercício o par de tênis que usamos é muito importante. Com o modelo certo a malhação vai render muito mais. Se você não entende nada sobre tênis, pergunte a um fisioterapeuta ou ortopedista que modelo usar. Lojistas também podem indicar o par certo para você. Procure o seu e comece a malhar!

Nenhum comentário: