domingo, 25 de novembro de 2007

Antes de engravidar, cheque seu cartão de vacina

Monique Azeredo

O sonho de ser mãe faz parte da vida de muitas mulheres. Porém, na hora de decidir ter um filho, poucas tomam atitudes preventivas para assegurar a própria saúde e a do bebê. A vacinação antes da gravidez, por exemplo, é um procedimento importante e que pode livrar a mulher de gestações perigosas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, as vacinas de vírus vivos como a tríplice viral, varicela e febre amarela devem ser aplicadas, um mês antes do início da gravidez e nunca durante, porque há riscos para o feto. Bebês de mães infectadas por rubéola, principalmente no primeiro trimestre de gestação, podem nascer cegos ou com catarata, surdos, com má-formação no coração e microcefalia.

"A vacina contra o HPV também não é recomendada durante a gestação, pois ainda não se conhece muito bem os seus efeitos sobre o feto", explica a ginecologista Mariana Maldonado. Ela afirma que há vacinas que podem ser aplicadas em mulheres grávidas, mas de uma forma geral, é melhor evitar qualquer uma delas durante os primeiros três meses de gestação.

Grande parte da população não sabe que existe um calendário de vacinas para todas as pessoas em diversas fases da vida. Leia mais no site da SBIM






2 comentários:

Unknown disse...

Vc deveria estar pesquisando sobre pais que não pagam pensão alimentícia para seus filhos...kkkk

Unknown disse...

rsrsrsrsrsrsr;kkkkkkk....