quinta-feira, 31 de maio de 2007

Pesticidas podem ajudar a desenvolver o mal de Parkinson


A revista científica, Occupational and Environmental Medicine, publicou esta semana um estudo onde os pesticidas são apontados como fatores que aumentam as chances da pessoa desenvolver o mal de Parkinson.Mais de 900 pessoas responderam a questionários sobre o tipo de alimentação e estilo de vida. E o mais impressionante foi que boa parte dessas pessoas ficaram expostas a produtos químicos como: solventes, pesticidas, ferro, cobre e manganês - durante boa parte da vida.
Ao final, os cientistas - da Universidade de Aberdeen - constataram que as pessoas que tiveram mais exposição, tem 39% de chances a mais de desenvolver a doença, do que as outras que não tiveram tanto contato com esses produtos.


Geneticamente falando

Apesar de ter sido levado em conta o histórico familiar dos voluntários, os pesticidas ainda assim podem aumentar a incidência da doença, segundo a pesquisa. "Isso não prova que os pesticidas necessariamente causem a doença, mas deixa clara a evidência da ligação entre uma coisa e outra", garante o Dr. Finlay Dick - líder dos estudos.
As evidências se tornaram notórias quando perceberam que agricultores desenvolviam a doença, que tem como principais sintomas: tremores, desequilíbrio, além da dificuldade para andar e falar.

Nenhum comentário: