quarta-feira, 23 de maio de 2007

A vilã número 1 do peito

Ana Luiza Reis

Chiado, tosse, sensação de aperto no peito e cansaço. Esses são os principais sintomas de um problema que atinge mais de 10% dos brasileiros: a asma, doença respiratória crônica. Durante o outono e o inverno, as doenças respiratórias são o principal motivo para se procurar um médico. Para saber cuidar dessa parte vital do nosso corpo, é preciso entender seu funcionamento. Além de possibilitar a fala, a principal tarefa do sistema respiratório é abastecer de oxigênio os tecidos e eliminar o gás carbônico produzido por eles. Esse aparato começa pelo nariz e pela boca, continua por outras vias e segue até os pulmões. Situado na parte inferior do cérebro, o centro respiratório controla de forma inconsciente o ritmo pulmonar. Em repouso, a freqüencia respiratória de um adulto saudável é de, aproximadamente, 12 respirações por minuto, inalando em média 500 mililitros de ar a cada respiração.


No entanto, nem sempre nossos cuidados são suficientes para manter o sistema respiratório saudável. Isso porque existem pessoas que nascem com um distúrbio inflamatório crônico nos pulmões, como é o caso de quem sofre de asma. Além disso, estamos constantemente sujeitos ao ar aspirado em locais por onde circulam vírus, bactérias, fungos, gases, poeiras e partículas que provocam alergia.
A boa notícia é que a vida do asmático pode ser normal, incluindo até a prática de esportes. Para isso, é importante seguir o tratamento prescrito por um médico especializado, utilizando os devidos remédios para prevenir as crises e aliviar os sintomas, sem esquecer de adotar os cuidados também dentro de casa, eliminando os fatores de risco como poeira, mofo e pêlos de animais.

Nenhum comentário: