segunda-feira, 21 de maio de 2007

Alimente-se bem e mantenha a forma no inverno

Aziz Cauan Ahmed

Em qualquer época do ano é fundamental manter uma dieta adequada. Ainda mais no inverno, pois é comprovado que é nessa estação do ano que comemos mais e uma alimentação irregular pode ser fator determinante ao surgimento de doenças como hipertensão e problemas cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do peso podendo levar a obesidade.


“Sob nenhuma circunstância, comer em demasia é bom, em especial quando se trata de produtos gordurosos. É verdade que necessitamos nos alimentar um pouco mais no inverno. No entanto devemos escolher os alimentos adequados”, explica o nutricionista Leonardo Marinho. Segundo ele evitar alimentos gordurosos como feijoada, fondue, bacon e chocolates ajudam na prevenção de doença, além de manter a boa forma. “Alimente-se várias vezes durante o dia, mas sem exageros. Não concentre as refeições no café, almoço e jantar” aconselha a nutricionista.


Dicas para se alimentar bem no inverno

Sopas: legumes batidos, ao invés de creme de leite; adicionar farelo de trigo, pois além de dar mais sabor, contribui à sensação de saciedade, regula a função intestinal e controla os níveis de colesterol.

Chocolate quente: utilize leite desnatado e achocolatado diet. O melhor é dar preferência aos chás.

Queijos: prefira os brancos e lights.

Fondue: prepare com leite desnatado e queijos magros e substitua o pão por legumes.

Carnes de porco: substitua por carnes mais magras (peixes, frango sem pele) preparados na pressão ou grelhadas.

Frutas: morangos, tangerina, laranja e maracujá são típicos do inverno. Devem consumidos constantemente já que são boas fontes de vitamina C.
Chás: ótimas opções para esquentar o corpo, além de deliciosos e diversificados

Nenhum comentário: