segunda-feira, 4 de junho de 2007

Em busca do sorriso perfeito


Ana Luiza Reis



De repente você toma uma água mais gelada e sente uma dor no seu dente. Incomoda muito, não é? Isso pode ser um sinal avançado de cárie. Mas até chegar a esse ponto, a cárie já passou por alguns estágios que poderiam ser evitados. É importante cuidar da alimentação consumindo alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes. Mas não é só isso. O vilão dos dentes sem dúvida é o açúcar, que está presente em quase tudo que comemos, desde a massa do macarrão a refrigerantes. E como é quase impossível evitar esses alimentos, vem a segunda etapa da prevenção, que é a completa higienização da boca. Essa medida inclui a escovação, o uso de fio-dental e, para complementar, o flúor, que juntos, acabam de vez com as bactérias que causam a cárie. Ir ao dentista de seis em seis meses também é indicado para a prevenção.

A dor de dente é apenas um dos estágios finais da cárie. No início ela aparece em forma de uma mancha amarelada que atinge só o esmalte, camada mais dura e menos sensível do dente, sem causar dor. Então, aparecem manchas esbranquiçadas que, se não tratadas, podem avançar em direção à dentina, camada mais profunda e sensível à dor.Depois vão até a região da polpa dentária, causando inflamação e intensa dor.

Feita a higiene e os cuidados com a alimentação, um grande passo foi dado. Agora é hora de ajudar a educar toda a família, principalmente as crianças, para que tenham desde cedo o costume de cuidar da saúde. O resultado é a garantia de um sorriso lindo, com os dentes perfeitos evitando de vez aquele barulhinho inconfundível do motorzinho do dentista.


Nenhum comentário: