terça-feira, 29 de maio de 2007

Estado pretende erradicar vírus com vacinação

Uma campanha de vacinação contra a rubéola foi lançada no Rio desde a última segunda-feira. O vírus teve o seu maior índice de ocorrências desde 1996 e os especialistas em saúde temem que a epidemia se espalhe para os outros estados.
A rubéola é uma doença contagiosa causada pelo vírus rubéola. A transmissão ocorre por via respiratória, e freqüentemente, produz manifestações discretas. Em uma mulher grávida, pode ocorrer o parto prematuro, aborto espontâneo ou má formação do feto.
A campanha se estenderá até o dia 2 de junho e a expectativa é vacinar oitenta por cento da população entre 20 e trinta e quatro anos. A população vacinada terá a sua imunidade garantida por 15 anos.
2.100 postos de vacinação, fixos e volantes estarão disponíveis para a vacinação da população em todo o estado.
As contra-indicações para a vacinação são gravidez e alergia a ovo. Nos postos disponíveis, a população será vacinada contra sarampo também. Já foram confirmados 1.107 casos, sendo 70% homens e 30% mulheres. A explicação dos especialistas para essa diferença é que segundo eles nas últimas vacinações o foco principal foi nas mulheres. Foram vacinadas cerca de 100 pessoas no primeiro dia da campanha no Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau.

Nenhum comentário: