terça-feira, 22 de maio de 2007

Dormir aumenta a qualidade de vida

Ana Luiza Reis


Pesquisas acabam de confirmar que as mulheres têm duas vezes mais problemas relacionados ao sono do que os homens. Além da ansiedade típica, a mania feminina de fazer mil coisas ao mesmo tempo prejudica o sossego entre os lençóis. Uma das consequências mais chatas disso tudo, além de olheiras, mau humor e uma terrível cara de cansaço, é o aumento de peso. Dormir mal engorda! A triste afirmação foi feita pelos cientistas da Academia Americana de Medicina do Sono e da Sociedade de Pesquisa do Sono, que apuraram que pessoas com horários de repouso irregulares ou que dormem menos de 7 horas por noite, têm tendência a apresentar índice de massa corpórea maior. O sono escasso provoca a elevação dos níveis de grelina, hormônio produzido pelo estômago, que dispara a sensação de fome.



É fundamental dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive nos fins de semana, para que o organismo se habitue à rotina. “Assim, o relógio biológico fica ajustado”, diz a psicóloga Sônia Santiago. Quanto ao número de horas dormidas, não há um consenso. Você é quem deve descobrir quanto tempo precisa para ficar bem e não sentir sono durante o dia. Em geral, quem se exercita não costuma apresentar distúrbios de sono porque mantém a ansiedade e o estresse sob controle. No entanto a Sociedade Brasileira do Sono recomenda que é bom evitar atividades pesadas pelo menos 4 horas antes de dormir, pois se exercitar causa uma enorme descarga de adrenalina no corpo e na cabeça.


Segundo o fisiologista João Pinheiro, tomar bebidas estimulantes, como café e refrigerante antes de ir para a cama é um grande erro. Por outro lado, dormir com fome faz com que o cérebro a desperte durante a noite, cobrando energia. O ideal é investir num lanche leve duas horas antes de deitar como sopa, salada ou iogurte. O acúmulo de noites mal dormidas pode comprometer de maneira irreversível sua saúde e beleza. É de madrugada que as células descansam, organizam suas funções e reparam os eventuais estragos do dia.





Nenhum comentário: