terça-feira, 29 de maio de 2007

Emagreça e previna-se de doenças consumindo cálcio


Aziz Cauan Ahmed


Pesquisadores americanos descobriram, no final dos anos 1990, a íntima relação do cálcio com a perda de peso. Na verdade o que eles pretendiam era entender melhor a atuação do mineral no combate à hipertensão. Só que verificaram nos participantes do estudo uma surpreendente redução de quilos, além da já esperada queda na pressão arterial. Depois disso muitos trabalhos vieram à tona para corroborar a tese da ação antiobesidade. Faltava apenas fugir do terreno das hipóteses e chegar a explicações mais consistentes. A investigação andou a passos largos e hoje já não há tantos mistérios sobre os mecanismos envolvidos nessa história.

"O cálcio interfere no desenvolvimento dos adipócitos, as células de gordura", resume o nutricionista Leonardo Marinho. Esmiuçando um pouco mais: ele bloqueia enzimas envolvidas na formação desse grupo celular. Experimentos demonstram que, na falta do nutriente, ocorre um desequilíbrio. Resultado: os adipócitos incham e o quilinhos extras aparecem.

Outra ação do cálcio contra a obesidade aparece em um estudo europeu. Pesquisadores dinamarqueses comprovaram que alimentos ricos no mineral brecam a absorção da gordura vinda das refeições. Em outras palavras, parte das moléculas engorduradas é varrida para fora do organismo na digestão, o que impede seu acúmulo.


Incluir o cálcio no cardápio também ajudaria a manter bem longe a temida síndrome metabólica, o problema, que cresce no mundo inteiro, resulta da soma de glicose elevada, pressão alta e alteração nos níveis de colesterol e triglicérides. Uma mistura explosiva que bota o coração em risco. A boa notícia é que o mineral desponta em estudos como aliado contra esse mal. Por isso garanta já a sua boa dose de cálcio.

Dicas de alimentos saudáveis e ricos em cálcio


LEITE DESNATADO, QUEIJO PRATO, QUEIJO TOFU, QUEIJO MINAS, IOGURTE, RICOTA, AVEIA, SARDINHA, FEIJÃO BRANCO, ESPINAFRE COZIDO e COUVE REFOGADA

Nenhum comentário: