segunda-feira, 18 de junho de 2007

Amigo da balança

Ana Luiza Reis
Pouca gente consegue seguir a rotina de sentar à mesa e tomar um bom café da manhã todos os dias. Na prática, a maioria das pessoas costuma fazer uma refeição apressada antes de sair de casa no começo do dia. Quem sofre com isso é o organismo. Depois de cerca de oito horas em jejum enquanto dormimos, o corpo precisa repor as energias. Por isso, todos os especialistas não se cansam de repetir que o café da manhã é a refeição mais importante do dia.

Além de fundamental para a saúde, o hábito de tomar um bom café da manhã, ao contrário do que muita gente imagina, ajuda a emagrecer mais facilmente. Pesquisas comprovam que começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar combustível. Resultado: gasto calórico cai e fica mais difícil eliminar as gordurinhas. Alimentar-se bem pela manhã acelera o metabolismo e o organismo passa a queimar mais calorias.

Para quem tem dificuldade de comer pela manhã os endocrinologistas sugerem diminuir a ingestão de alimentos à noite. Agora se este não for o motivo da ausência de fome matinal, a recomendação é começar tentando ingerir pequenas porções de alimentos e aumentar o consumo gradativamente, de acordo com a tolerância de cada um.

Nenhum comentário: